Mais uma vez o Instituto Kyokushin de Desenvolvimento Esportivo e Social (IKDES) voltou para casa com um título e agora o Karate Kyokushin do Espirito Santo é Campeão Sul Americano Juvenil, título conquistado na 4ª Copa Sul Americana Juvenil de Karate Kyokushin realizada no dia 10 de julho no ginásio Ibirapuera em São Paulo, que teve a participação de 7 países, (Brasil, Peru, Uruguai, Argentina, Colômbia, Chile e Bolívia).
Silvia Schneider atleta do IKDES depois do 3º lugar no Brasileiro, participou do Sul Americano representando o Brasil na categoria Feminino Peso Médio, a Capixaba foi campeã após vencer 3 duras lutas contra rivais bolivianas, conhecidas por não se cansarem fácil. Mesmo após se machucar bastante nas duas primeiras lutas, Silvia foi para a final contra a atleta Romina Severiche Ortiz, atleta que chegou a decisão eliminando outras Brasileiras do Estado de São Paulo. Superando as dores das primeiras lutas a Capixaba obteve o resultado positivo se consagrando Campeã após a decisão dos juízes. O resultado foi muito comemorado por todos da equipe, por ter sido um título alcançado após vários dias de treinos árduos e luta contra a balança na reta final da preparação, para bater o peso da categoria.
Os atletas Fabricio Tibúrcio e Adryan Celestrino lutaram com muita garra, Fabricio venceu as duas primeiras lutas, eliminando Peru e Chile, porém já bastante machucado foi para a 3ª e não teve o resultado esperado mesmo lutando muito bem por decisão dos juízes perdeu para seu oponente também Brasileiro. Adryan não teve muita sorte e logo na primeira luta pegou um adversário duro, o Argentino Facundo Bodach. O capixaba empatou os dois primeiros rounds, mas pelas regras do campeonato perdeu na balança por ter mais de 3 kg que seu adversário. Adryan fez uma bela luta e saiu ovacionado pelos torcedores que estavam presentes do Ginásio.
Ao chegar ao Estado do Espirito Santo, a equipe do IKDES desfilou pelas ruas da Cidade de Vila Velha em Carro dos Bombeiros, a comemoração foi grande junto com os moradores da cidade, que acenavam parabenizando pela grande conquista do karate capixaba que vem se destacando no Brasil e agora no continente Sul Americano. 72157668416974403